TEMA: COMO VENCER O CIÚME?
TEXTO: I COR. 13: 1-7
CONCEITO DE CIÚME: Segundo o dicionário está definido como; zelos amorosos, emulação(rivalizar, disputar, competir) e inveja.
OBS: Ciúme/Inveja - A inveja parece ser uma evolução do ciúme, porém as palavras não são sinônimos. O CIÚME – Faz perder aquilo que possuímos. A INVEJA- Provoca tristeza pelo fato de os outros possuírem aquilo que não temos.
VEJAMOS NA VISÃO DE ALGUNS PSICÓLOGOS:
É uma emoção humana extremamente comum. Pode ser normal ou patológico (considerado uma doença sem controle). São muitas as definições do ciúme, mas há três elementos comuns, todas em torno do objeto de Amor:
1) Ser uma reação frente a uma ameaça percebida
2) Pode haver um rival real ou imaginário
3) A reação visa eliminar os riscos da perda do ser amado
Aristóteles, famoso filósofo, defina ciúmes como o desejo de ter o que outra pessoa possui. Era originariamente uma palavra boa e referia-se ao desejo de imitar uma coisa nobre da outra pessoa. Mais tarde a palavra passou a ser associada com um desejo lascivo daquilo que pertencia a outra pessoa.
É uma comparação. E fomos ensinados a comparar, fomos condicionado a comparar sempre. Ex: Alguém possui casa mais bonita, alguém tem o corpo mais bonito, alguém tem mais dinheiro, etc. O resultado disso é um grande ciúme.
OBS: A comparação é uma atitude muito tola, porque cada pessoa é única e incomparável.
Deus cria somente originais.
AJUDA PROFISSIONAL: No mundo secular existe grupos de apoios para tratar de alguns distúrbios psicológicos (segundo eles) tais como: alcoolismo, obesidade, etc. Neste assunto que estamos abordando venho tornar conhecido o Grupo de Apoio MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas), um programa de recuperação que tem como objetivo se recuperar da dependência de relacionamento destrutivos:
BIBLICAMENTE O QUE É O CIÚME?
Vejamos algumas passagens bíblicas para melhor entendimento: Gl. 5:19-21 Tg. 3:16
- Obras da carne
- Sentimento faccioso
- Aumenta a desconfiança
- Produz a inveja
- Confusão e toda má obra.
Paramos um pouco aqui, e vamos refletir respondendo estas perguntas só para nós mesmos: Como um cristão pode ser ciumento? Como um marido e uma esposa pode ser ciumentos?Como pode ser uma só carne e ter ciúme? Por que existe tanta insegurança em uma relação?Como um cristão que leva a Palavra a sério, pode desconfiar de seu cônjuge? Onde está o amor verdadeiro?
CONHECENDO A NOSSA NATUREZA: Segundo os ensinamentos da Graça de Deus, nós aprendemos a nos conhecer melhor pela revelação da Palavra de Deus, e o mover do Espirito Santo em nós como consolador e ensinador de todas as coisas (Jo 14:16,17,26) (I Cor 2:9-16).
Todo o cristão possui duas naturezas: a natureza carnal, humana, e a natureza divina, espiritual.
Todos nós, que herdamos a natureza humana em Adão, fomos concebido em pecado, portanto, nascemos como todos os atributos dessa natureza. (Gl 5:19-21)
Essa natureza permanece em nós até a morte. Por mais que o homem tente dominar-se, através de sacrifícios, ou fugir das tendências da carne, a natureza pecaminosa sempre estará presente, pronta para manifestar-se a qualquer momento. Os que vivem segundo essa natureza não podem agradar a Deus. (Rom 8:8). (Rm 12:1-2)
A natureza divina nos é dada ao nascermos espiritualmente pelo Espirito Santo, quando cremos e confessamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. O frutos dessa natureza expressam-se também em nossa vida pessoal. São os frutos do Espirito. (G 5:22,23)
Mesmos sendo salvos e renascidos de Deus no espírito, a natureza carnal não foi removida. Ela permanece até o fim dos nossos dias na carne. ( I Pe 3:21)
As duas natureza existentes dentro do homem lutam entre si. (Gl 5:17)
Todos os cristãos convivem com a luta entre o espirito e a carne. Essa era também a luta de Paulo. (Rm 7:15)
É por isso que nós precisamos ter disciplina na nossa vida para que aprendamos a obedecer à natureza divina. (II Cor 5:17) ( Tg 1:18)
O CIÚME É FRUTO DESSA NATUREZA. COMO VENCÊ-LO?
Vejamos o que a Palavra de Deus diz: “ Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Cor 10:3-5).- Ef. 5:22-30 Hb 13:4 Rm 13:9-10
O ciúme e a inveja são sempre seguidos de contenda (Rm 13:13 I Cor 3:3) ( Pv 21:19 Pv 27:15).
O ciúme está associado com a contenda, iras, disputas, maledicências, difamação, arrogância e pertubações. (Tg 3:14 I Cor 3:3-4 II Cor 12:20 Tg 4:1) ( I Cor 15:33 II Cor 6:14 )
O cristão que ama não há motivo pra ter ciúme. Veja pela Palavra de Deus: I COR 13:1-7, nós mesmos com a nossa fraqueza não podemos chegar perto desta mensagem, mas com Cristo todas as coisas são possíveis (Fp4:13). Sl ll9:9 Fp 4:8 Gn 2:24 Pv 14:1
O bem estar sexual é uma bênção de Deus para a família, reforça a união sexual, tanto física quanto espiritual. O marido deve amar sua esposa e a mulher ao seu marido, não deixando, inclusive de proporcional a satisfação sexual um com o outro (I Cor 7:3-5). O ciúme afasta este relacionamento. ( Pv 5: 18,19 Pv 12;4 Pv 18:22 Ecl 4:9-12 ).
O Segredo desta vitória é o amor de Deus em nossos corações.(I Jo 4: 7-11, 16-18) (I Jo 4:4)
(I Jo 5:4). (I Cor 13: 1-13). (Pv 4.23).
Se você se acha ciumento, peça a Deus para mudar isso, esforce-se pela palavra de Deus a amortecer as obras da carne, pois a Palavra de Deus diz: “Se estás em Espírito, andai em espírito e não cumprireis a concupsciência da carne”. Lembre-se o AMOR está acima de tudo.
PARA SUA REFLEXÃO:
Conta-se que uma linda e simpática mulher, carismática, atraente aos olhos das pessoas, porque seu sorriso era encantador, sua voz transmitia paz, segurança, alegria em viver, era casada com um homem muito ciumento, mas que nunca demonstrava para ela esse ciúme que sentia dela, ele sofria por dentro. Por muitas vezes ele ardia em ciúmes, só por ver sua esposa conversando com muitas pessoas, sempre rodeada de amigas e amigos, pessoas que gostavam muito da amizade dela, porque sempre tinha uma palavra de conforto, de centivo, de alegria, sempre mostrava o lado bom das coisas. Um dia, morrendo de ciúmes, ele começou a seguir sua esposa, ouvir atrás da porta suas conversas ao telefone, revirar sua bolsa enquanto ela dormia a procura de alguma coisa que a delatasse, nunca encontrava nada. Certo dia ouviu meia conversa de sua esposa com outra pessoa, sobre o encontro na casa dessa pessoa, no início da noite. O marido, ardendo em ciúmes, ficou atento aos movimentos de sua esposa naquele dia, tudo parecia muito suspeito, ela fazia muitas ligações de seu celular, querendo esconder alguma coisa, falava em tom um pouco mais baixo do que de costume, era muito estranha a atitude dela naquele dia. Ele a estava seguindo, mas por um problema no trânsito, perdeu sua esposa de vista, ficou irado, furioso. Tentou ligar para o celular dela e só dava ocupado, ou fora de área. O que será que ela estava fazendo, com quem ela estava naquele momento. Aí recebeu uma mensagem pelo celular dizendo “ me pegue as 19:00 horas em tal endereço “. Ele olhou no relógio, faltavam ainda alguns minutos, correu desesperado até o endereço dado, pensando muita bobagem pelo caminho, até que chegou em frente à casa cujo endereço ela tinha dado, estava tudo meio escuro, apenas uma pequena claridade em uma das janelas, a cortina estava fechada, uma pequena sombra movimentava-se, talvez ela estivesse lá, com alguém, e não suspeitasse que ele viria mais cedo. Ele como um raio abriu a porta e precipitou-se para dentro da casa, na escuridão, batendo-se pelos móveis, fazendo um barulho enorme, quando num repente a luz se acendeu, a casa estava lotada de amigos, colegas de trabalho, parentes e sua linda esposa, cantando para ele ...parabéns pra você.....É de se imaginar a cara que ele ficou quando se deparou com aquela cena. Isso é apenas uma estória, mas ilustra muito bem o que o ciúme pode fazer com uma pessoa. Se vocês levam Deus a sério, não deixem o inimigo colocar barreiras entre você e seu cônjuge, rejeite qualquer atitude que está fora da Palavra | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.